Possibilitar integração regional entre os municípios turísticos maranhenses, a partir das potencialidades e experiências desenvolvidas nos nove polos existentes no estado. Nesse sentido, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou na sexta-feira passada, 17, as atividades das “Expedições de Turismo”, que teve como foco o debate sobre a prática responsável e sustentável sobre o Turismo de Base Comunitária nos Lençóis Maranhenses e o de Experiências desenvolvido nas comunidades do Polo Munim.
Nos dias 13 e 14, o município de Santo Amaro sediou o primeiro Fórum de Turismo de Base Comunitária “Construindo Roteiros” do Polo Lençóis e Delta. Foram realizados debates sobre a temática dos desafios e perspectivas do TBC na região.
Durante o encontro, representantes dos povoados Remanso, em Araioses; Bar da Hora e Mandacaru, ambos localizados em Barreirinhas, evidenciaram as práticas e experiências turísticas desenvolvidas pelas comunidades.
“É muito importante abrirmos debates com os municípios turísticos dos polos maranhenses para que possamos apresentar propostas e construir juntos um conhecimento sobre as experiências que as comunidades tem a oferecer aos turistas. Trabalhando dessa forma, em parceria com os municípios e a comunidade, iremos encontrar formas de desenvolver o turismo e transformar os atrativos turísticos dessas localidades em produtos que possam ser vendidos para os turistas, gerando renda e desenvolvimento para as regiões”, destacou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.
O Instituto Mamirauá foi uma das organizações convidadas para ministrar palestras durante o Fórum Regional, através de uma parceria entre a Setur-MA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
A parceria entre Setur-MA e Fapema possibilitou a vinda do coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Pedro Nassar, que palestrou sobre as experiências de gestão responsável e sustentável do TBC.
“Tive a oportunidade de contribuir com o debate falando da importância do planejamento e gestão das atividades que envolve o Turismo de Base Comunitária, com o objetivo de apresentar para as comunidades da região exemplos positivos da prática turística desenvolvida dentro das comunidades”, explicou o coordenador.
O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Lençóis e Delta, Patrick Pereira, destacou a parceria e a iniciativa da Setur-MA na nova proposta de fortalecer o turismo na região.
“A Secretaria Estadual de Turismo sempre foi uma grande parceira dos municípios e tem se esforçado para trazer desenvolvimento aos municípios, por meio do turismo. É muito importante esse fortalecimento de relação entre o governo estadual, Instâncias de Governança Regional, Secretarias Municipais de Turismo, trade e outros atores dessa imensa cadeia produtiva que é o turismo”, frisou Patrick Pereira.
O Turismo Seguro também foi pauta de debate no encontro, onde foram discutidos temas relacionados às normas de gestão de segurança na atividade turística aplicada nos municípios maranhenses que compõem a Rota das Emoções.
VISITAS TÉCNICAS
Além das discussões no Fórum, a equipe técnica da Setur-MA realizou visitação técnica a alguns empreendimentos turísticos no povoado de Betânia, localizado dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), em Santo Amaro.
Após a visita foi realizada uma roda de conversas com a comunidade do povoado com a participação de representantes comunitários, Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Lençóis e Delta, Conselho Municipal de Turismo (CMT), trade turístico local, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur), representantes municipais do polo, Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Santo Amaro.
Durante a conversa, moradores e empreendedores turísticos apresentaram demandas e reivindicações para melhoria do turismo na região, além de contar um pouco a respeito das experiências dentro do segmento.
“ Quero parabenizar a Setur-MA pelo empenho em possibilitar ações como essas, no sentido de desenvolver o turismo na nossa região. O polo Lençóis e Delta tem um potencial turístico fantástico que precisar ser mais bem trabalhado para fortalecer ainda mais nossas riquezas”, disse o prefeito de Santo Amaro, Leandro Moura.
Polo Munim
Nos dias 16 e 17, foi a vez de Vargem Grande recebeu o Fórum Regional de Turismo de Experiências para debater a importância das práticas implementadas pelas comunidades para desenvolver o segmento na região.
Na oportunidade, foram apresentadas também as práticas de Turismo de Base Comunitária (TBC) implementadas dentro da Rota Quilombola do polo Munim, com o objetivo de fortalecer o modo de vida das comunidades, promovendo sustentabilidade e geração renda.
As atividades das Expedições de Turismo na região encerraram com uma visitação técnica ao Quilombo de Rampa, em Vargem Grande, seguida de uma rodada de conversa com a comunidade.
Para a superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, as ações desenvolvidas durante os Fóruns possibilitaram uma maior integração regional entre os municípios que compõem os nove polos turísticos maranhenses.
“As ações que desenvolvemos nos Polos Lençóis e Delta e Munim foram uma forma de atrair ainda mais a participação da comunidade nesse processo de regionalização, com o objetivo de construir roteiros integrados que possibilitem ofertar novos produtos turísticos. Além disso, procuramos entender como cada município trabalha o desenvolvimento do turismo em suas regiões e quais suas potencialidades”, disse a superintendente.