O Rio Grande do Norte liderou o crescimento no setor de serviços no Brasil em novembro de 2024, alcançando um avanço de 19,1% no turismo, o maior índice registrado no país. A Pesquisa Mensal de Serviços foi divulgada nessa quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em novembro de 2024, o turismo teve um crescimento de 14,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior no setor de serviços como um todo, o que representou o quarto melhor desempenho anual no Brasil. Para efeitos de comparação, o setor de turismo nacional cresceu 9,2% no mesmo período, enquanto o avanço geral do setor de serviços no país foi de 2,9%.
Veja a tabela com todos os estados:
De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o resultado evidencia a importância do turismo para a economia do estado. “Quanto mais investimentos no turismo potiguar, mais turistas chegam ao nosso estado, movimentando toda uma cadeia econômica e gerando recursos para novos investimentos”, avaliou.
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, o estado também apresentou desempenho superior à média nacional, com alta de 4,1% no setor de serviços, frente aos 3,2% registrados no Brasil.
Sobre a pesquisa
A PMS permite o acompanhamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
Esta é a vigésima segunda divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na amostra de empresas e em sua metodologia, previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.