Elaborada pela ONU Turismo e pelo CAF, em colaboração com o Ministério do Turismo, publicação reúne informações sobre os benefícios e as oportunidades de atuação estrangeira no país
Os investidores estrangeiros interessados em explorar oportunidades no turismo brasileiro agora contam com uma nova ferramenta que destaca as principais possibilidades e tendências de investimento no país. Lançado nesta quinta-feira (23/01), em Madri, na Espanha, o guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil” busca estimular a participação estrangeira no setor e apresentar ao mundo os benefícios, as condições e as oportunidades de negócios oferecidas pelos projetos turísticos do Brasil. O documento foi elaborado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e pela ONU Turismo, em colaboração com o Ministério do Turismo do Brasil.
Presente no evento, o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, ressaltou avanços na atratividade do Brasil. “Sob a liderança do nosso presidente Lula, com muito trabalho e resiliência, avançamos em políticas públicas que melhoraram o ambiente interno e a segurança jurídica, nos colocando entre as 10 maiores economias do mundo e o 2º destino mais procurado para investimentos estrangeiros”, frisou, lembrando que, em 2025, o país sediará importantes eventos internacionais, como o BRICS e a COP 30, em Belém (PA).
O Guia aborda aspectos legislativos, fiscais e incentivos que facilitam a chegada de capital externo, indicando vantagens a exemplo do potencial de crescimento e a estabilidade econômica; da grande variedade natural e cultural; da oferta de um robusto mercado interno; da expressiva participação do turismo no Produto Interno Bruto, de cerca de 8%, e da forte chegada de visitantes internacionais, além de enfatizar o setor como motor do desenvolvimento sustentável.
Na visão de Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, o investimento em turismo representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os mercados locais e aumentar a presença internacional dos países. “Nesse contexto, o Brasil se destaca como um destino propício para atrair investimentos, impulsionando um turismo sustentável e inclusivo na América Latina”, comenta.
A publicação cita, ainda, diferenciais competitivos como a contínua inovação no turismo brasileiro, mediante o apoio público à criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI); a qualificação profissional no ramo; o lançamento do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e a recente sanção presidencial da Lei Geral do Turismo, que reforçam o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e turístico da América Latina.
Sérgio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF, destaca que a instituição visa apoiar a chegada de mais investimentos para este setor estratégico, alinhando-se com as prioridades estabelecidas pelo governo brasileiro. “A combinação única de biodiversidade, diversidade de oferta turística, acessibilidade, hospitalidade e uma rica cultura fazem do Brasil um destino de classe mundial”, afirma o presidente.
A cerimônia de apresentação do Guia também reuniu autoridades como o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo brasileiro, Carlos Henrique Sobral, e demais representantes do CAF e da ONU Turismo, entre outras.
ATRATIVIDADE – O Brasil vem se consolidado como um atraente destino de investimentos estrangeiros no setor turístico. Nos três primeiros trimestres de 2024, o país recebeu US$ 212 milhões em receitas internacionais resultantes de atividades ligadas ao segmento, uma alta de 231% ante o mesmo período de 2023 (US$ 64,6 milhões). Os números fazem parte de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, a partir de estatísticas do Banco Central. Apenas entre os meses de agosto e outubro de 2024, o turismo brasileiro atraiu um total de US$ 86,8 milhões em investimentos estrangeiros diretos, um salto de 278% na comparação com os US$ 23,1 milhões arrecadados na mesma época de 2023.
EXPOSIÇÃO – O Brasil é o país homenageado da edição 2025 da FITUR, um dos maiores eventos globais do setor e que dá a largada ao calendário internacional do turismo. Em um espaço de 308 m², o estande brasileiro abriga 37 coexpositores de diferentes estados, que levam ao público os encantos e as oportunidades do turismo nacional. Entre eles, a biodiversidade, a rica gastronomia e as centenas de belezas naturais e culturais do território nacional.