
A Azul Linhas Aéreas confirmou hoje (11) o lançamento de um novo voo internacional que ligará Recife, em Pernambuco, à cidade do Porto, em Portugal.
A operação, que tem início previsto para 4 de junho, integra a estratégia de expansão internacional da companhia e reforça o principal hub da empresa no Nordeste como porta de entrada para a Europa.
O serviço será realizado duas vezes por semana, com partidas de Recife às 22h30 nas quartas e sextas-feiras e chegada em Porto às 10h30 do dia seguinte. No retorno, os voos partem de Porto às 13h15, com previsão de pouso em Recife às 17h20, sempre às quintas e domingos. No passado a Azul já voos para Porto, mas saindo de Campinas (Viracopos).
A rota será operada por um Boeing 767, com capacidade para 259 passageiros – 14 na Classe Executiva e 245 na Econômica. A aeronave é da EuroAtlantic, que já opera hoje um dos voos da Azul entre Lisboa e Viracopos com tripulação portuguesa no regime de wet-leasing (ACMI). A empresa portuguesa recebeu recentemente autorização da ANAC para realizar voos internacionais regulares para o Brasil. Não é possível selecionar assentos por se tratar de um voo feito por uma companhia aérea parceira, no caso a EuroAtlantic.

A nova conexão é vista como um importante instrumento para facilitar o fluxo de turistas e passageiros entre os dois continentes, ampliando as opções para brasileiros que desejam viajar para a Europa sem precisar se deslocar a outros aeroportos para conexões. Segundo César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, “a rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão de suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexão para os clientes, sobretudo para aqueles que utilizam nossa malha regional.”
A iniciativa também recebe elogios das autoridades locais. João Campos, prefeito de Recife, destacou que “a rota fortalece o papel do Recife como principal hub da Azul no Nordeste e um dos mais estratégicos do país, promovendo o turismo, impulsionando a economia e facilitando o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.” Atualmente, o Aeroporto dos Guararapes, que opera 34 rotas domésticas e internacionais, é o terceiro hub do país e o maior da companhia na região. Em 2024, foram registradas mais de 29 mil decolagens, totalizando 3,8 milhões de assentos ofertados a partir da capital pernambucana.
Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, ressaltou o potencial da nova rota: “A nova conexão é mais que uma ligação entre Brasil e Portugal; é um convite à descoberta. Ela facilita o fluxo de turistas e amplia as oportunidades para que mais brasileiros se reconectem com suas origens, explorando não só o Porto, mas também regiões estratégicas de Portugal, como a Madeira e os Açores.”
As passagens para a rota Recife-Porto entram à venda a partir de 11 de fevereiro, disponíveis pelo site da Azul Viagens, nas lojas da Azul e em agências de viagens parceiras.