
Evento realizado em Lisboa promete contribuir para ampliar a presença do público português no Brasil e contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino
O Brasil está fazendo bonito em mais uma participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), mais importante feira do setor no país. O ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou na manhã desta sexta-feira (14.03) o estande brasileiro no evento que reúne destinos e empresas do setor de viagens.
A edição deste ano da Feira será marcada pela mudança do nome para Better Tourism Lisbon. Em 2025, o evento reuniu 1.500 expositores de 85 países e 79 mil visitantes, confirmando a relevância do evento que acontece há mais de 30 anos. No ano passado, Portugal enviou 218 mil turistas para o Brasil e apenas no dois primeiros meses deste ano na foram registrados 52.290 turistas.
Na 35ª edição da BTL, o Brasil está representado em um estande de 252 m2 com a presença de espaços destinados a Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Recife, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Além de 30 postos de trabalho para divulgação de destinos como Belém, Cataratas do Iguassú, São Luís do Maranhão, São Sebastião (SP), entre outras.
“A presença do Ministério do Turismo na BTL faz parte do trabalho de fortalecimento da promoção do Brasil no exterior, que fazemos em parceria com a Embratur e que já apresenta resultados incontestáveis como o recorde de turistas estrangeiros em 2024, de 6,7 milhões e o crescimento estrondoso desses viajantes nos primeiros dois meses do ano: 2,8 milhões”, avaliou Celso Sabino.
Durante o evento, que termina no domingo, o público visitante poderá conhecer mais da gastronomia e cultura brasileira por meio de Cooking Shows e apresentações culturais realizada no espaço. De acordo com dados da Embratur, 75% dos portugueses tem o desejo de viajar para o Brasil.
CONECTIVIDADE – Atualmente, 12 cidades brasileiras contam com voos ligando o país à Portugal. São 14 voos diretos por semana, e 442 voos mensais com a oferta de mais de 124 mil assentos ao mês. O que reafirma o potencial de ampliação do fluxo turístico.