Notícias

Maiores aeroportos do Brasil: listamos os 10 principais!

Ao planejar uma viagem, um dos principais cuidados está relacionado às áreas de embarque e desembarque, visto que o aeroporto exerce papel fundamental nos roteiros turísticos. 

Isso porque, a partir deles, você precisa conseguir definir quais serão os melhores transportes para chegar e sair do complexo, quais as estruturas oferecidas, quais tipos de voos recebem e por aí vai.

Para te ajudar, criamos uma lista dos principais aeroportos do país para que você possa entender melhor onde e como desembarcar nos maiores complexos do Brasil.

Qual é o tamanho do maior aeroporto do Brasil?

Para os viajantes que se perguntam qual é o tamanho do maior aeroporto do Brasil, saiba que o Aeroporto de Guarulhos, considerado o maior do país e também da América do Sul, conta com uma área de 14 quilômetros quadrados e possui seu próprio sistema viário.

Inclusive, o complexo de embarque e desembarque é também o segundo mais movimentado em termos de número de passageiros da América Latina, totalizando 50,5 milhões de pessoas por ano, atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Quais os 10 maiores aeroportos do Brasil?

Antes de escolher os seus destinos de viagem e fazer as malas, dê uma olhadinha na lista dos 10 maiores aeroportos do Brasil para que você possa definir os locais mais viáveis para embarcar e desembarcar. Veja só!

1. Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP

Já falamos dele aqui, mas em razão da sua grandiosidade e importância, ele volta ao cenário e, inclusive, ocupa a primeira posição da nossa lista.

O Aeroporto de Guarulhos fica na cidade de mesmo nome, bem pertinho da capital paulista, a cerca de 25 quilômetros de distância.

Por estar localizado estrategicamente em uma área de fácil acesso, algumas companhias aéreas oferecem transportes para que os passageiros possam chegar e sair de forma facilitada.

Com 36 anos de existência, ele também é chamado de Aeroporto de Cumbica, sendo um dos principais e mais importantes HUBs da América Latina, recebendo voos nacionais e internacionais de mais de 40 companhias aéreas e 100 destinos diferentes.  

Todos os dias, aproximadamente 100 passageiros passam pelos terminais. Além das áreas de embarque e desembarque, o local possui ainda áreas destinadas para o entretenimento, gastronomia e compras.

2. Aeroporto de Congonhas –SP

O Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo, também está no ranking dos maiores aeroportos do Brasil, sendo fundado em 1936.

Esse é um dos principais aeroportos da região sudeste por ter uma ótima localização, já que ele fica na zona sul da capital paulista, facilitando o acesso dos passageiros na hora de embarcar ou de embarcar.

Fundado em 1936, Cumbica é também o segundo aeroporto mais movimentado do país e recebe cerca de 60 mil passageiros por ano, operando com quatros companhias aéreas, que possuem mais de 580 voos diários.

No entanto, vale lembrar que o complexo recebe apenas voos domésticos de várias partes do Brasil. 

3. Aeroporto de Brasília – DF

Localizado no centro do país, no Distrito Federal, o Aeroporto de Brasília também ganha destaque entre os 5 maiores aeroportos do Brasil, recebendo cerca de 400 voos diários, o que representa quase 150 mil viagens por ano.

Com pouco mais de 60 anos de existência, ele é considerado o 3º maior do país em movimentação internacional de viajantes.

Todos os dias, passam pelo Aeroporto de Brasília cerca de 46 mil passageiros entre conexões, embarque e desembarque.

O complexo possui dois terminais independentes, usados, principalmente, para conexões entre voos e diversos destinos, além de abrigar o terminal com a maior capacidade de pista do país.

Somado a isso, ele também é o único da América do Sul com operação de pistas paralelas simultâneas de forma independente.

4. Aeroporto do Galeão – RJ

Na lista de maiores aeroportos do Brasil, o Galeão, no Rio de Janeiro, também tem seu lugar de destaque nos maiores complexos de embarque e desembarque do Brasil.

O aeroporto Tom Jobim, nome oficial, é dividido em dois terminais e uma pista de pouso e decolagem com cerca de quatro mil metros, instalado em uma área de 280 mil metros quadrados de extensão.

O complexo tem ainda uma excelente infraestrutura e abriga 213 balcões de check-in, que funcionam 24 horas por dia, além de receber 23 linhas aéreas, sendo seis voos domésticos e 17 internacionais.

Sem contar que ele ganha destaque também no transporte de cargas, ocupando a quarta posição no ranking dos aeroportos, que oferecem esse tipo de serviço no país. 

O local é usado ainda para a aviação militar e geral, sendo fundado em 1924 na Ilha do Governador, bem pertinho da região central da cidade do Rio de Janeiro.

5. Aeroporto de Confins – BH

O Aeroporto de Confins, na capital Belo Horizonte, também é um dos 10 maiores aeroportos do Brasil, possuindo uma grande movimentação de passageiros todos os anos.

Inaugurado em 1984, o nome oficial do complexo é Tancredo Neves, sendo considerado um dos mais modernos do Brasil.

Mesmo ficando um pouco mais distante da área central de BH, a cerca de 10 quilômetros de distância, ele oferece uma ampla operação, oferecendo voos para mais de 40 destinos nacionais e cinco internacionais.

O complexo também recebe 5 milhões de passageiros por ano, sendo operado desde 2013, pelo grupo CCR e Zürich Airport e Infraero.

6. Aeroporto de Viracopos – Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado na cidade de Campinas, no interior paulista, é um dos centros de tráfego aéreo do país, sendo também o maior centro de carga aérea por superfície na América do Sul.

Entre os dez maiores Aeroportos do Brasil, Viracopos é hub da Azul Linhas Aéreas e o principal hub de carga aérea da Latam.

A menos de 20 quilômetros de distância do centro de Campinas e a aproximadamente 100 quilômetros da capital paulista, ele é considerado o segundo principal terminal aéreo de cargas do Brasil com uma área de 81 mil metros quadrados.

7. Aeroporto do Santos Dumont – RJ

No Rio de Janeiro, o Aeroporto de Santos Dumont também é um importante centro de embarque e desembarque doméstico do estado, garantindo seu lugar na lista de maiores aeroportos do Brasil.

Construído na década de 30, o complexo de tráfego aéreo está localizado às margens da Baía de Guanabara, sendo considerado o segundo aeroporto mais movimentado do estado e o sétimo mais movimentado do Brasil.

Com capacidade para nove milhões de passageiros por ano, o grande destaque do aeroporto é a sua sala de embarque, a primeira no país revestida com material transparente, que proporciona uma linda vista da Baía de Guanabara.

8. Aeroporto do Recife – Recife

O Aeroporto Gilberto Freyre de Recife é considerado o principal do estado de Pernambuco com capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano, considerando também um dos 10 maiores aeroportos do Brasil.

A pouco mais de 10 quilômetros da região central do Recife, o complexo dos Guararapes, como também é conhecido, recebe voos nacionais e internacionais, sendo o maior, em capacidade anual, das regiões norte e nordeste do país.

O Aeroporto de Recife é grandioso, abrigando um pátio de 21 posições de aeronaves dotadas de jetways, 64,2 mil vagas de estacionamento e uma pista tem 3 mil metros de extensão.

9. Aeroporto de Porto Alegre

Para quem se pergunta quais são os maiores aeroportos do Brasil, o Aeroporto de Porto Alegre também é o maior e mais movimentado do estado do Rio Grande do Sul e o nono do Brasil em termos de volume de passageiros transportados.

O complexo tem um total de 850 mil metros quadrados, tendo um sistema de acesso viário próprio e uma estrutura dividida em um terminal de passageiros e um prédio administrativo com dezenas de salas e repartições.

Desde 2018, o Aeroporto de Porto Alegre é operado pela concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que detém a concessão do complexo pelo período de 25 anos.

10. Aeroporto de Salvador

Entre os maiores aeroportos do Brasil, o Aeroporto de Salvador também se destaca como um dos mais movimentados do país, na décima posição.

Atualmente, o local recebe diariamente cerca de 25 mil passageiros, sendo que na alta temporada, esse número pode chegar a 35 mil pessoas. 

Para você ter uma ideia do movimento no aeroporto, somente em 2018, o complexo recebeu 8 milhões de passageiros vindos dos mais variados destinos.

Localizado a cerca de 30 quilômetros de distância da região central de Salvador, ele possui uma área de sete milhões de metros quadrados com uma completa infraestrutura aeroportuária.

O Aeroporto de Salvador conta ainda com um terminal de passageiros, que consegue receber 11 milhões de pessoas por ano, além de um amplo pátio, que comporta 26 aeronaves simultaneamente.

Qual aeroporto no Brasil tem a melhor estrutura?

Além de ser o maior do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é considerado também o melhor em termos de infraestrutura.

Segundo o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, referente ao quarto trimestre de 2017, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, o complexo na Grande São Paulo é o melhor aeroporto do país na categoria acima de 15 milhões de passageiros por ano.

O estudo apontou que, em uma escala de 1 a 5, ele alcançou a nota de 4,43, tendo como base 37 indicadores que medem o nível de satisfação dos viajantes.

Esses critérios de avaliação feito com os passageiros incluem estrutura comercial, qualidade nas informações dos painéis, tempo de fila para check-in e cordialidade dos colaboradores.

Quais são as principais conexões aéreas no Brasil? 

O território brasileiro é um dos maiores do mundo, usado para várias conexões, tanto regionais quanto internacionais. A grande maioria acontecem nas grandes capitais do Brasil, centros turísticos e econômicos. Conheça os lugares das conexões no Brasil:

  • São Paulo: suas conexões são realizadas para Rio de Janeiro e Porto Alegre, também para América, Europa, África e Ásia.
  • Rio de Janeiro: a cidade conta com dois aeroportos, o Drummond é voltado para voos domésticos e o Galeão para escalas internacionais.
  • Brasília: Brasília é a capital brasileira, e sua localização central possibilita a realização de escalas, tanto para o turismo doméstico quanto para os internacionais.

Embora as conexões sejam maiores nessas cidades, algumas do Nordeste também são fundamentais para as paradas, como Recife, Natal e Fortaleza, que atende especialmente a Europa. 

E na parte Sul do país, o destaque são Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, suas conexões abrangem cidades da América do Sul.

Como ter acesso às salas Vip nos aeroportos? 

Quem é que não gosta de regalias? E durante uma viagem é o que todo mundo mais deseja. Um deles é ter acesso às salas Vip nos aeroportos. Descubra como conseguir:

  • cartão de crédito: alguns cartões de crédito possibilitam o acesso gratuito ou desconto para as salas Vip nos aeroportos.
  • programas de fidelidade: a grande maioria das companhias aéreas têm programas de fidelidade. Quanto mais viaja com ela pontos são acumulados e transformam-se em benefícios. 
  • passagem em classe premium: os viajantes de primeira classe ou classe executiva, também têm acesso liberado para as salas Vip. 
  • compra avulsa: os passageiros também podem ter acesso ao pagar por uma diária,em torno de R$100,00 a R$300,00.

Se você tem interesse em aproveitar essa vantagem. Procure saber com antecedência se tem direito ou como adquirir o acesso. 

O que tem em uma sala vip? 

Muitas pessoas saem de casa apressadas e nem tem tempo para comer alguma coisa. Para que os passageiros tenham conforto, há companhias aéreas que garantem acesso às salas Vip.

É um espaço reservado no aeroporto, onde os passageiros podem descansar e comer à vontade. Tem poltronas confortáveis, disponibiliza wi-fi, tomadas e bancadas para trabalho. 

Além de oferecer refeições, com uma variedade de pratos, que podem ser consumidos até a hora de decolar, também tem bebidas ilimitadas. 

Algumas salas oferecem chuveiros, você pode se refrescar antes da viagem ou nos momentos de paradas das conexões. Para tornar a experiência mais relaxante, tem uma equipe em prontidão para oferecer informações sobre voos e orientá-los. 

Fonte: Melhor Seguro

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *