A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) inicia o 2º Ciclo do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional em mais quatro municípios do estado do Rio de Janeiro: Niterói (17/07), Teresópolis (20/08), Campos dos Goytacazes (09/09) e Armação dos Búzios (outubro).
Com o apoio da Fecomércio RJ, Sesc/ Senac e do Sebrae RJ, e em parceria com os Sindicatos de Hospedagem e Alimentação locais, os Encontros Fluminenses promovem a inovação e o incentivo a melhores práticas, através da integração e da troca de experiências. O evento, que aconteceu nas cidades de Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Armação dos Búzios e Petrópolis em 2023, é voltado para empreendedores, gestores, profissionais e fornecedores dos setores de turismo, hospedagem e alimentação e leva para as regiões do mapa turístico do Rio de Janeiro uma programação customizada com apresentação de palestras, painéis de discussão, sessões de negócios e espaço de networking estruturado.
Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o poder da indústria do turismo como fator de desenvolvimento social e econômico é inquestionável e, nesse cenário, a qualificação e a integração entre os diferentes segmentos que interagem com o segmento aparecem como protagonistas. “A hospedagem e a alimentação são os setores que mais impactam a indústria do turismo, sendo muitas vezes responsáveis pela formação de um destino. Partindo deste princípio, os Encontros Fluminenses irão reunir em um mesmo espaço, os principais atores do turismo de cada região com potencial turístico no Estado, para que juntos possamos impulsionar um crescimento do setor qualificado e comprometido com a excelência.”
Além de promover a troca de experiências e a atualização de conteúdos técnicos entre os participantes, os eventos também visam estimular a inovação, a adoção de práticas sustentáveis e o estabelecimento de parcerias estratégicas entre quem faz o turismo acontecer e os múltiplos segmentos e fornecedores dessa indústria. Entre seus objetivos, também está a disseminação entre o empresariado dos benefícios de compor e apoiar as bases associativas patronais e as ações dos sindicatos e federações do comércio de bens, serviços e turismo.
.