Hotelaria

ABIH-RJ articula revisão do IPTU de imóveis em Cabo Frio

Iniciativa trará benefícios diretos aos hotéis do município

Os hotéis de Cabo Frio receberam uma boa notícia neste início de ano, com a revisão dos valores do IPTU. A ação é resultado da articulação promovida pela ABIH-RJ e beneficiará, com alteração na planta de valores e a redução do imposto, todos os imóveis – construídos ou não, comerciais e residenciais – com aplicação retroativa ao ano de 2022.

A Lei Complementar Nº 64 de 23 de dezembro de 2024, já publicada no D.O., introduz alterações na Lei nº48 de 26 de dezembro de 2022 e dispõe sobre a atualização da Planta genérica de Valores (PGV), regula a forma de apuração do valor venal de imóveis para efeitos de lançamento do imposto predial e territorial urbano (IPTU) e revoga a Lei nº 1.294 de 31 de dezembro de 1994.

Aprovada por unanimidade na Câmara dos vereadores de Cabo Frio, a lei veio como um ato de reparação para a cidade de Cabo Frio (moradores e empresários) em reação a planta de valores do IPTU da cidade, alterada em dezembro de 2022.

Essa é a segunda grande vitória recente relacionada ao IPTU. A primeira, resultado da atuação do vereador Cel. Ruy França, autor do PL 0016/2024, versa sobre benefício fiscal para o segmento hoteleiro, aprovando o desconto de 40% no IPTU de 2025, já válido no exercício deste ano.

O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância desse benefício fiscal para o fortalecimento do setor. “Cabo Frio, com sua forte vocação turística, é um dos grandes destinos do nosso estado. Esta nova lei certamente vai contribuir para o crescimento sustentável do segmento hoteleiro local. Destaco o trabalho incansável do hoteleiro e diretor da ABIH-RJ, Renato Marins, que esteve à frente de toda a interlocução política e com a sociedade civil organizada, juntamente com empresários locais”.

Você também pode gostar...