Notícias

Madri deverá ser o próximo destino internacional da Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas deverá anunciar em breve mais uma novidade nos voos internacionais, com uma rota inédita.

A companhia aérea brasileira hoje comercializa voos internacionais para dois destinos no estado americano da Flórida e também para dois em Portugal, além de vários destinos na América do Sul.

Numa recente mudança, foi notado que a empresa reduziu os voos para Fort Lauderdale, ao norte de Miami, saindo de Belo Horizonte (Confins) e Recife. Inicialmente, essa redução seria para adequar a demanda e disponibilizar aeronaves para realizar os voos para Portugal, especialmente no voo Lisboa – Campinas, feita hoje pelo Boeing 777 da EuroAtlantic Airways e na futura rota Recife – Porto.

Mas, com a revelação de que a rota para Porto não será feita pelas aeronaves Airbus A330 da companhia, e sim com um Boeing 767, também alugado da EuroAtlantic com tripulação da empresa portuguesa, reforçou-se uma informação que circulava na empresa há alguns meses.

Nos últimos meses, a Azul tem dado indícios aos seus colaboradores de que está preparando uma nova rota na Europa. E, recentemente, numa reunião aberta para vários tripulantes, foi mencionado que Madri será o próximo destino da companhia, fazendo uma rota inédita saindo de Campinas (Aeroporto de Viracopos).

A operação seria nos moldes da que está sendo feita para Paris, que se consolidou mesmo sem um parceiro local de distribuição de passageiros no destino, em contraste do que ocorre em Lisboa e em Porto, já que existe uma ampla parceria com a TAP Air Portugal.

Por outro lado, a rota São Paulo para Madri, a partir do Aeroporto de Guarulhos, é uma das mais disputadas do mercado internacional aéreo saindo do Brasil, considerando-se voos de longa duração. Hoje são até cinco voos diários na rota, sendo dois operados pela Iberia, um pela LATAM, um pela Air Europa e outro pela Air China, que voa três vezes por semana na rota Pequim – Madri – São Paulo, vendendo bilhetes entre o Brasil e a Espanha.

Esta movimentação da Azul inclusive teria sido um dos motivos para LATAM ter se antecipado e aumentado ainda mais os voos para Madri a partir da alta temporada de junho, chegando a dois voos diários na rota, número só então alcançado pela Iberia.

O diferencial da Azul será a sua conexão no hub em Viracopos, permitindo menos escalas para os passageiros que saem de diversas cidades pequenas e médias, que muitas das vezes não possuem opções de voos diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde saem os voos das concorrentes para Madri.

Por outro lado, a Azul terá que enfrentar os diferenciais das concorrentes: a parceria que existe hoje entre a Iberia e a LATAM, a malha de distribuição em Madri da Air Europa e o preço mais baixo que a Air China costuma praticar.

Uma data para o início dos possíveis voos de Viracopos para Madri ainda não foi definida, mas deve ser próximo de junho, aproveitando toda a temporada do verão europeu.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *