Orquestra Retratos do Nordeste se apresenta na Semana Santa pelo Circuito das Igrejas – Blog do Turismo PE

Orquestra Retratos do Nordeste se apresenta na Semana Santa pelo Circuito das Igrejas

Postado em: Sem categoria


Orquestra Retratos do Nordeste / Divulgação

Neste domingo (08/04), a orquestra Retratos do Nordeste se apresenta na Semana Santa na Igreja do Nosso Salvador do Mundo, mais conhecida como Igreja da Sé, em Olinda, a partir das 17h. Na ativa desde 1998 e composta por 12 integrantes, a orquestra é a única no Brasil com formação somente de cordas dedilhadas, ou seja, instrumentos que devem ser tocados sem o uso de arco, apenas com as pontas dos dedos. O concerto terá duração de aproximadamente 1 hora e terá a regência de Flávio Medeiros.

Para o repertório do domingo, o grupo preparou músicas de conhecidos compositores populares como Levino Ferreira, Ivanildo Maciel, e canções provenientes do movimento armorial, como dos autores Clóvis Pereira e Maestro Duda. Sem contar com as oito composições próprias que também farão parte do concerto.

Para o diretor musical da orquestra, Marco César, participar do Circuito das Igrejas é uma grande oportunidade não só para o grupo, mas também para o público, que pode entrar em contato com a música instrumental de perto. “A plateia sempre fica impressionada. Já nos perguntaram, inclusive, se somos de Recife mesmo”, brinca Marco César, que também é bandolinista do grupo. Isso ocorre porque o público, muitas vezes, não está acostumado ao tipo de música apresentado em um concerto como esse, mas a Retratos do Nordeste já possui prestígio até mesmo fora do Estado como em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Ou seja, mais um bom motivo para conferir o que a programação do Circuito das Igrejas prepara nos finais de semana.

Os instrumentos utilizados pelo grupo são basicamente barrocos, por terem pequeno volume de amplitude sonora, e são muito adequados para serem tocados em igrejas. “Usaremos pequenos amplificadores sonoros, devido à grande dimensão da Igreja do Alto da Sé, apenas para que o público consiga nos ouvir melhor”, explica Marco César.

A grande novidade da Orquestra Retratos do Nordeste, segundo o diretor musical do grupo, é o lançamento ainda em 2012 do primeiro CD de uma série, somente com composições autorais. O material ainda se encontra em fase de gravação e contará com o apoio do Conservatório Pernambucano de Música. O grupo já fez participações em eventos importantes como na Mimo – Mostra Internacional de Música em Olinda (com o multiartista Antônio Nóbrega) e Encontro de Violões e Bandolins (com o violonista Nonato Luís).

CIRCUITO DAS IGREJAS – O Estado de Pernambuco possui um rico patrimônio histórico, principalmente nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu, com igrejas seculares e arquitetura colonial. O Circuito das Igrejas é uma ação voltada para a preservação e difusão desse patrimônio. Pernambucanos e turistas podem visitar as igrejas, que têm monitores e concertos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Turismo, através da Empetur, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e apoio do IPHAN e Arquidiocese de Olinda e Recife – Cúria metropolitana.

Confira mais informações no site:

http://www.circuitodasigrejas.com.br/noticias/index.php

SERVIÇO:

Apresentação Orquestra Retratos do Nordeste – Projeto Circuito das Igrejas

Domingo (08/04), às 17h.

Igreja do Nosso Salvador do Mundo (Igreja da Sé) – Alto da Sé, Olinda

Fone: 3182-8205

Compartilhe essa notícia: icone facebook icone twitter icone whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *