Desvendar praias selvagens e ambientes tranqüilos
As cinco últimas praias do Litoral Sul de Pernambuco convidam o turista a desfrutar de longos dias de tranqüilidade em ambientes com paisagens exuberantes e pouco exploradas pelo homem. A Rota Costa dos Arrecifes é formada por verdadeiros paraísos de extensos coqueirais, bancos de areia e mar calmo. São eles: Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, São José da Coroa Grande e Tamandaré.
Em determinados pontos, o mar se une a braços de rios em uma confluência da água salgada com a doce. Um dos exemplos mais clássicos é a Praia dos Carneiros, em Tamandaré, a 114km capital pernambucana. Com areias brancas, coqueiros e manguezais intocados, o banho de mar nas águas transparentes acaba se convertendo em um relaxamento para corpo e mente.
É na Praia dos Carneiros que fica o estuário do Rio Formoso. Aliás, vale a pena fazer um passeio de barco para observar toda a paisagem. No meio dos coqueirais, a Capela de São Benedito abençoa a todos os visitantes. Também em Tamandaré, pode-se observar a vegetação remanescente da Mata Atlântica na Reserva Biológica de Saltinho ou tomar um banho na cachoeira da Bulha D’água.
O conjunto arquitetônico de Sirinhaém, a 79km do Recife, também não desaponta. Igrejas seculares como as capelas de Santo Amaro (1796) e São Roque (1614), o Convento de Santo Antônio (1630) dividem espaço com os resquícios da Usina Trapiche e embarcações naufragadas na Ilha de Santo Aleixo. Ideal para mergulho, a ilha fica a apenas 15 minutos de barco. Em Guadalupe, o grande atrativo são as falésias. Já em Barra de Sirinhaém, prevalecem os esportes náuticos.
É no mar transparente de São José da Coroa Grande (118km do Recife) que surgem as piscinas naturais. A formação dos bancos de areia dá lugar a prainhas repletas de peixes coloridos que dão as boas vindas aos visitantes.